Ler, escrever, participar

Na sociedade da informação, saber ler, escrever e participar no ambiente digital é determinante para uma cidadania digital plena.

 

É fundamental que os jovens conheçam as formas de produção e circulação de mensagens,
bem como a influência da mídia em nossa sociedade. Acreditamos em incentivá-los participar de forma ativa, crítica e responsável em nosso ecossistema de informação cada vez mais complexo – como criadores, e não apenas consumidores, de informação. A isso chamamos de educação midiática.  

O projeto MídiaMakers promove a troca de conhecimento entre profissionais de mídia e educadores, trabalhando juntos para aumentar o letramento da informação e trazer o storytelling digital para a sala de aula.

 

Esta plataforma foi criada para conectar jornalistas, designers e professores, inspirando e facilitando projetos na escola e oferecendo recursos e treinamento para educadores. Aliando essas novas habilidades aos seus conhecimentos pedagógicos, os educadores estarão aptos a ensinar os jovens a pesquisar e avaliar informações, bem como decodificar, analisar e produzir diferentes tipos de mensagens digitais, em qualquer disciplina.

 

Apoiar o letramento midiático na escola promove a cidadania; incentiva a educação criativa e mão na massa, com práticas educacionais multidisciplinares, colaborativas e centradas no aluno; e, em última instância, fortalece a democracia, que só pode existir dentro de um ambiente de informação saudável e inclusivo.

SAIBA MAIS

Conheça alguns modelos teóricos sobre letramento digital e midiático na educação, e o conteúdo a respeito na nova BNCC.

Web Literacy Framework -
Mozilla Foundation

 O relatório da Fundação Mozilla avalia que saber buscar, avaliar, sintetizar e produzir informação online é determinante para o sucesso pessoal e profissional, pois permite aproveitar as oportunidades e evitar os riscos do ambiente digital.

Transmedia Literacy -
Universitat Pompeu Fabra

Este projeto busca entender como os jovens estão consumindo, produzindo e compartilhando e aprendendo nos ambientes digitais, e encontrar estratégias para trazer essas atividades para a educação formal.  

CIEB Notas Técnicas -
Tecnologia na BNCC

“É preciso ensinar, a crianças e jovens, conhecimentos, atitudes e habilidades que permitam a interação com as tecnologias de maneira proativa, reflexiva e ética. Precisamos formar cidadãos capazes de compreender, utilizar e criar tecnologias para resoluções de problemas individuais e coletivos.