Publicações

Descubra aqui alguns materiais especialmente criados para apoiar
a educação midiática na escola.

MMPapers Educacao Midiatica.png

MídiaMakers Papers #1

Introdução à Educação Midiática

O que é educação midiática, e porque importa? Que assuntos devemos cobrir na escola? Por onde começar? Este ebook introduz o assunto e aponta alguns recursos para trabalhar a leitura e produção de mídias na escola (2019).

Leia online | Baixe o PDF

Screen Shot 2019-05-06 at 10.06.29.png

MídiaMakers Papers #2

Educação para
a Informação

De textos e sites de pesquisa a notícias e conteúdos que chegam via mídias sociais, estamos cercados de informações o tempo todo – como identificar o que é confiável? Este pequeno guia ensina a trabalhar leitura crítica e verificação (2109).

Leia online | Baixe o PDF

Screen Shot 2018-11-20 at 16.21.55.png

MídiaMakers Papers #3

Seja um ninja da pesquisa online

Se seus alunos usam o primeiro resultado que aparece na busca do Google, e não sabem diferenciar links patrocinados de resultados naturais, este guia vai ajudar. Aprenda a usar operadores de busca e outros recursos para encontrar o que quer.

Em breve

Thumbnail_600px.png

MídiaMakers Papers #4

Story Design Lab

O Laboratório de Design de Histórias vem para apoiar a criação de narrativas na escola. Como podemos preparar os educadores para que apoiem a investigação e o design de mídias na sala de aula, seja qual for a disciplina que ensinam? Versão em português disponível em 12/22.

Adquira a versão em inglês

Screen Shot 2018-11-20 at 16.37.44.png

Interativo

Devo compartilhar?

Nas mídias sociais, todo mundo é livre para publicar o que quiser, certo? E aquela informação que você recebeu é boa demais para ficar guardada. Mas alto lá: nem tudo que está na internet merece o seu tweet, repost ou compartilhamento. Use este guia interativo para avaliar (2019).

Acesse

AdobeStock_175065926.jpeg

Recurso

Rubrica de mídias

Como avaliar projetos de investigação e criação de mídias? Esta rubrica nos ajuda a orientar e avaliar as produções midiáticas dos alunos, respeitando seu direito de voz e escolha, valorizando o processo e favorecendo o desenvolvimento da criatividade crítica (2022).

Acesse o PDF

Parte dos materiais acima foi criadacom recursos do USBEA Small Grants Program 2018, da Embaixada Americana no Brasil.